domingo, 9 de maio de 2010

Mais Computação Gráfica

Depois de alguns dias estudando OpenGL/JOGL, resolvi postar mais algumas imagens do que tenho feito. Na primeira, tentei melhorar o copo que exibi na última postagem. Apliquei uma técnica chamada Blending nele, que nada mais é do que uma mistura de cores dos pixels na cena. Assim, consegui obter a transparência.


Para dar mais realismo a essa cena do copo e da chaleira ainda faltam as sombras desses objetos, mas isso ainda estou tendo problemas para implementar, apesar de já ter uma idéia do caminho a seguir. Fica para uma próxima postagem.

A próxima imagem é de um outro programa que fiz e que exibe o Sistema Solar. Tudo começou quando tentei aplicar uma textura a uma esfera, começando pelo planeta Terra. Mas depois animei e quis fazer o Sol, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, etc. Para finalizar, coloquei todos dentro de uma outra esfera maior, com a textura de estrelas, galaxias (algo que simbolizasse o universo). Enquanto implementava fiquei realmente intrigado com o tamanho do planeta Terra com relação a Jupiter, Saturno, Urano e Netuno. Não consegui fazer com que a distância entre os planetas fosse algo similar à realidade, mas o tamanho dos planetas eu fiz questão. Se observarem nas primeiras figuras, parece que só têm 4 planetas, quando na verdade, têm 8 alinhados. Se aumentarem a imagem com o zoom, perceberão. (Pois é, somos mesmo pequenos.)

Segue algumas screens que tirei enquanto implementava. Talvez eu disponibilize esse programa em arquivo jar.


Na última imagem centralizei a fonte de luz do OpenGL no mesmo lugar onde estava o sol e aumentei a sua luminosidade. Por isso o sol está parecendo mais claro que nas outras 3 imagens.

Bom, por hoje é só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário