quinta-feira, 8 de julho de 2010

Férias

Oi pessoal, estive bastante ausente nos últimos meses, mas não desisti da ideia de ter um blog.
O mestrado estava agitado com muitos trabalhos, listas de exercícios, provas e cansaço da minha parte é claro, e tudo isso impediu que eu escrevesse aqui. Mas agora terei uns 20 dias de folga e pretendo escrever um pouco.

O que ficou de interessante para escrever aqui foi o que implementei para a disciplina de Estrutura de Dados: uma versão do algoritmo de Dijkstra onde consegui usar Heap (Fila de Prioridade), e para a disciplina de Computação Gráfica: uma ferramenta de modelagem 3D voltada para crianças chamada KLearning. O K vem de Kids.

O mais interessante de apresentar aqui acredito que seja o KLearning. Por ter imagens mais concretas. Mas talvez eu inclua o algoritmo de Dijkstra no VejoGrafos e mostre o resultado aqui também.

Então vamos ao KLearning.

O KLearning foi desenvolvido por mim e por mais 3 colegas do mestrado. Utilizamos Java e JOGL que é a combinação que utilizei em algumas das postagens anteriores. Como já disse, é uma ferramenta que pode ser útil para crianças/pré-adolescentes, principalmente no estudo de geometria espacial, formas geométricas e claro, diversão. Acreditamos que é uma ferramenta que incentiva a criatividade das crianças. Bom, agora seguem algumas imagens da ferramenta. As imagens são desde as primeiras etapas do desenvolvimento até a versão atual que ainda não é completa e merece alguns ajustes.

Uma cena com uma chaleira e um cubo sobre a mesa.


Uma bandeira do Brasil modelada com 3 Cubos e uma Esfera

Essa foi nossa tentativa de implementar Geometria Sólido Construtiva. A operação que tentei fazer para essa imagem foi Cilindro1 - Cilindro0, onde Cilindro0 era mais fino que o Cilindro1 e branco. O Cilindro1 é o de cor laranja. Mas como podem ver, existem algumas falhas no resultado.


Uma pequena vizinhança.

Dois jogadores treinando.

Como podem ver, a interface variou bastante durante o desenvolvimento. A última imagem é do modelo que foi utilizado para a apresentação do trabalho. Vou tentar disponibilizar um .jar da aplicação e como utilizá-la.

Bom, por hoje é só.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário